O Instituto Geral de Perícias (IGP) gaúcho fará uma paralisação nesta quinta-feira. Segundo o órgão, a manifestação tem como objetivo principal reivindicar melhores salários para os servidores. Entre os serviços que não irão funcionar, estão os postos de identificação, responsáveis pela confecção de Carteiras de Identidade em todo o Estado. Todos os serviços afetados devem ser normalizados já na sexta-feira.
Segundo O IGP, a paralização é uma resposta à falta de uma proposta de aumento salarial para a categoria por parte do governo estadual. Os servidores esperam que, na próxima terça-feira, a Casa Civil apresente uma contrapartida às reivindicações. A expectativa é de que a reposição salarial seja semelhante aos demais órgãos de segurança, como Brigada Militar, Polícia Civil e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
De acordo com o IGP, se isso não acontecer, com as perdas salariais, até dezembro 2018, os servidores estarão recebendo cerca de 45% do salário de um policial civil. Em Santa Maria, o posto de identificação também estará fechado e não haverá confecção de carteiras de identidade nesta quinta-feira.
Também serão afetados atendimento em locais de crimes _ serão feitos apenas em casos em que houver morte _, exames de necropsia e lesões corporais referentes a ocorrências policiais, entre outros.
"